Conhecidas como encantadoras de bebês, fotógrafas newborn utilizam de técnicas aprendidas e desenvolvidas com o tempo e a prática para fazer recém nascidos dormirem durante o ensaio. Aproveitando o tema, conversei em uma Live no Instagram com a Carol Saggioro, consultora do sono sobre algumas dicas para a rotina e sono do seu bebê.
Iniciamos o bate papo falando um pouquinho sobre a Luz Azul.
É muito comum mães procurarem opções pra crianças dormirem melhor e a noite toda.
A luz impacta diretamente na produção hormonal pra gente relaxar. Pra dormir produzimos melatonina que é o hormônio regulador do sono e esse é impactado pela luz.
A luz azul e branca é a que mais interfere negativamente e impacta na produção da melatonina. Já a luz amarela, quente ou vermelha é a que menos impacta. Pra mães (de bebês recém nascidos principalmente) que trocam fraldas, acordam durante a noite a recomendação é usar uma luz vermelha, ou quente, pra que o sono seja menos impactado e o despertar seja menor.
Ainda sobre a luz, o nosso corpo e o do bebê está conectado com a natureza, então o que acontece, com o anoitecer nosso corpo se prepara pra dormir, relaxa e cai a temperatura. E o que fazemos? Acendemos a luz e nos despertamos. Quanto mais você conseguir fazer seu bebê utilizar desse período para iniciar a relaxar e se preparar para dormir, melhor. O ideal é que você tire essa iluminação e esses estímulos pelo menos 2 horas antes do momento que quer que a criança durma.
Uma crença que ocorre com frequência é que cochilos precisam ser no claro e com barulho. Quanto mais escuro e tranquilo o ambiente melhor o sono e o descanso do bebê. Existe inclusive no mercado um Black out que e colocado em janelas e fixados por ventosas, podendo ser transportados para viagens e casas de parentes, deixando o cochilo do bebê e o sono melhor e mais agradável. Vou deixar o link de um que vi pelo Instagram no final do post, caso tenha interesse.
Outro estímulo para o sono do bebê, principalmente o recém nascido é o ruído branco, também conhecido como o Shiiiii ou Shusher - traz relaxamento para o bebê e camufla os sons que tem em volta no ambiente. O volume ideal é mais ou menos como a água de um chuveiro caindo.
Bebês entre 4 a 9 meses, com picos de desenvolvimentos costumam ter alterações no sono e sonecas. Isso ocorre porque saltos de desenvolvimentos são fases ou períodos que o bebê passa por muitos aprendizados, causa uma angustia e ele tem mais dificuldades para relaxar e dormir.
Tem muito mais informações na nossa live no insta, que está no link abaixo!
Pra quem quiser conhecer o perfil da Carol Saggioro é: @carolsaggiorosonoinfantil - Carol Saggioro
O Black out eu vi no instagram da Momis Petit: Momis Petit
Espero que esse conteúdo te ajude!!!
Beijos e até mais.